segunda-feira, 27 de agosto de 2007

(in)existência

Sabe aquela impressão de estar fora deste plano? Digamos assim, instantes onde a existência - acontecimentos normais do cotidiano - não lhe diz respeito. É como se a vida não fosse sua, você olhasse como se fosse a vida de outra pessoa que está passando diante dos seus olhos e "você" na verdade fosse um mero expectador que um instante depois se sente vivo, se sente aqui e se lembra que esta vida que passou diante dos seus olhos é sua.

Pensei muito sobre esta questão, a negação da existência, e acho que dois motivos podem levar a isso. Desde cedo as pessoas constroem sonhos, transform isso em metas e lutam para realizá-las. Mas é difícil achar alguém realizado realmente, alguém que seja a personificação dos seus sonhos. Esta desilusão acarreta possivelmente nesta negação existencial do "ser" humano.

Outro motivo seria a o fato de não conseguirmos nunca explicar a vida; os detalhes do mundo, os acasos e as possibilidades existenciais. É realmente impossível entender como estamos aqui, de onde viemos e para onde vamos. Tudo isso somado à teoria do caos e as infinitas realidades que poderiam existir resultam em um paradoxo existencial sem fim. Quem tenta sempre entender tudo, se decepciona ao descobrir que o mundo é inexplicável. Negar é mais fácil que existir.